o divertido processo de escolinha

Oi, gente, tudo bem? Quanto tempo né? Essa fase de toddlerhood do Dylan tem consumido todo o meu tempo. Eu adoro o tanto que ele é curioso e ativo, mas infelizmente o blog agora vem em segundo ou terceiro lugar. Mas é assim mesmo, né? As prioridades na nossa vida vão mudando e eu não planejo em abandonar aqui não. 🙂

img_9359

Falando em prioridades mudando, hoje eu queria contar pra vocês um pouquinho sobre o processo de escolinha tipo maternal para os pequenos aqui. Isso mesmo, existe um processo todo na maioria dos lugares de Manhattan e é super divertido… Só que não!!! Aparentemente, há alguns anos o processo era bem mais concorrido (tipo um vestibular na USP haha) por causa do “baby boom”. Existiam poucas escolas e muitas crianças.

Hoje em dia é um pouco mais relax, pois as escolas são um pouco maiores e existe muito mais opção pela cidade, ainda bem! Mesmo assim é um processo chatinho e eu vou tentar explicar pra vocês como é e como tem sido a nossa experiência.

Nós pretendemos mandar o D pra escolinha no ano que vem, ou seja, em Setembro de 2017. Seria somente 2 ou 3 vezes por semana e por algumas horas só. Algo tipo das 9 da manhã ao meio-dia. E exatamente um ano antes as escolas (nursery schools) começam com o processo de matrícula. Isso mesmo, um ano antes! Sinceramente, eu não sei como funciona em outros lugares fora de Manhattan e esse processo também não se aplica para todas as escolas, mas para a maioria das escolinhas particulares daqui.

Um ano antes os formulários ficam disponíveis e precisamos preencher e entregar até uma certa data (geralmente começo de novembro no máximo). Esse formulário tem as informações básicas da criança e dos pais e algumas perguntas em que precisamos responder em forma de redação, haha. Precisamos fazer uma mini redação geralmente pra contar da nossa família, o que esperamos da escola, a relação da escola e família, contar como é a criança e quais são as dificuldades e conquistas deles. Essa parte confesso que é um saco! Afinal, nossas crianças ainda tem um ano de idade e qual é a maior conquista deles? No momento, a do Dylan é subir na mesma e começar a dançar!!

img_9290img_9273

Prometo que assim que decidirmos pra qual escola o D vai eu posto aqui uma das redações que fizemos. Nós aplicamos pra três escolinhas e nossos requisitos eram:

  • localização!! Queremos um lugar perto e que podemos ir andando pra lá.
  • uma escola que o processo seja relativamente fácil e normal. Afinal, não é uma faculdade (apesar de parecer haha)
  • uma escola que entenda que crianças são crianças! Eles estão indo lá pra brincar. Claro que queremos que ele faça atividades, aprenda novas coisas, mas tudo sem pressão. Eles vão ter somente 2 anos quando iniciarem as aulas.

Depois de mandar a papelada da matrícula, a escola chama os pais (geralmente sem criança) para um tour do lugar junto com outros pais. Esse tour é para conhecer as salas de aula, professores, a escola, a filosofia do lugar, como seria a rotina deles por lá e conhecer e conversar com os diretores e responsáveis.

Por último, eles fazem um playdate com as crianças. Os playdates são organizados em grupos pequenos para eles observarem o comportamento das crianças. Apesar dessa pressão toda, eles não querem muito saber se a sua criança sabe isso ou aquilo, se é comportada ou não, eles querem ver se a criança tem alguma dificuldade que precisaria de ajuda especial.  Depois disso, a gente só espera pela resposta pra ver em qual escola ele foi aceito. A resposta, geralmente vem em fevereiro/março.

UFA! Acho que consegui mais ou menos explicar pra vocês, haha. Complicadinho, né?  Mas achei que seria interessante dividir isso com todo mundo. Eu, sinceramente, decidi não me estressar com isso mais. Nós estamos no processo de playdates agora e tem sido OK. O Dylan está sendo o Dylan e é isso que me deixa feliz. Não acho justo colocar pressão alguma nele. Nessa fase da vida dele eu quero mais é que ele se divirta muito. 🙂

img_9328img_9313

Anúncios

4 comentários sobre “o divertido processo de escolinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s