Sobre saber as letras

Há um pouco mais de um mês eu venho mostrando no meu stories do Instagram (@blogmeandthecity) alguns vídeos do D falando as letras e alfabeto em inglês, apesar de eu conversar com ele somente em Português. Eu tive algumas pessoas me mandando mensagens perguntando como eu ensinei ele e outras não acreditando que ele sabia.

O Dylan sabe sim todas as letras e não é memorizado, ele consegue identificar qualquer letra de forma que apontarmos pra ele. Mas isso é uma coisa dele, eu não tenho nenhuma fórmula mágica para isso. Nós nunca forçamos ele a nada ou nunca ficamos horas tentando ensinar o alfabeto ou números pra ele. Nós sim, demos motivação e incentivo quando ele mostrou interesse, mas sem forçar de forma alguma.

IMG_2956

Como eu já mencionei em posts anteriores, desde que voltei da maternidade com o D, eu e meu marido lemos pra ele. Livro virou parte da rotina e de brincadeira aqui em casa. Temos livrinhos por tudo e a maioria ao alcance dele. No quarto dele não tem muitos brinquedos, só livros. Na play area dele tem mais brinquedos do que livros, mas ainda sim tem uma prateleira baixa com livros pra ele. Eu acho importante incorporar alguns livros juntos com a hora de brincar também nessa idade que eles estão. Ler um livrinho ou virar as páginas e ver os desenhos não deve ser coisa só na hora de dormir ou na hora “determinada” pra ler. O importante são os livros estarem ao alcance deles.

IMG_3399
Esses são os livros da play area do D.

Quando eu notei que o Dylan tinha um interesse pelas letras, eu comprei um quebra-cabeça (esse aqui) para ele brincar com o alfabeto, comprei flash cards (aqui),  alguns adesivos (aqui) e esse livro AQUI. Como eu disse, é importante incorporar tudo isso à brincadeiras e distrações sem forçar.

Se o Dylan assiste TV? Assiste sim… eu gosto de uns desenhos específicos e a TV aqui em casa não fica ligada o dia todo também. Ele assiste Super Why!, que é um dos desenhos favoritos do momento pra ele porque é sobre as letras. Ele também assiste Curious George, Daniel Tiger’s Neighborhood, Sesame Street e The Cat in a Hat Knows a Lot About That. São desenhos que eu gosto bastante e, relativamente, educativos. Eu sou bem relax em relação à isso e nunca proibi. Acho importante ensinarmos limites.

Então para quem queria saber, não tem muito segredo hehe. Nós o motivamos em coisas que ele mostra interesse e eu morro sim de orgulho.  O Dylan é uma criança de 21 meses que sabe falar o alfabeto, mas ainda gosta de comer com as mãos, haha. E eu confesso que adoro isso do meu bebê… eles crescem tão, tão rápido que dá vontade de congelar no tempo às vezes, não é? O Dylan ainda gosta de ficar abraçadinho com seu coelho na hora de dormir e dar milhões de beijos em mim, e eu espero que isso dure pra sempre! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre saber as letras

  1. Lindo!! O B aprendeu o alfabeto bem cedo também por causa de uma quebra cabeça da Peppa!! No banheiro usamos adesivos de números e letras que ajudaram bastante tb! Nòs subestimamos muito a capacidade deles!! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s