Sobre festinhas sem presentes

Existe uma nova “moda” por aqui nas festinhas de aniversário em que os convites vêm com um recado dizendo: “no gifts, please”, ou seja, por favor, não dê presentes. E pronto, o convite vem com essa mensagem e fica a critério de cada um dar alguma coisinhas ou não, mas não precisa. Eu confesso que quando recebi o primeiro convite de uma festinha de criança assim gostei muito, mas fiquei meio sem saber o que fazer. Levo alguma coisa? Não levo nada? Levo um cartão? E se eu for a única que não levo nada? Acabou que fizemos um cartão em casa, o Dylan decorou e levamos somente isso à festinha. Chegando lá, vi que várias pessoas não levaram nada e outras levaram algo pequeno, como um livrinho ou algo assim.

Vi isso em várias festinhas de 2 anos esse ano e em algumas de 1 ano também e acho algo muito interessante. Ganhar presente é muito legal, claro que é! Mas ensinar as crianças que uma festa não é só presentes, é mais legal ainda. Muito mais legal, não é? De uma forma ou de outra, algumas pessoas ainda vão levar uma coisinha e outras não vão, e tudo bem. Mas acho legal a forma de que isso é apresentado, que festa não é ganhar presente!

Como eu comentei antes, eu fiz uma festinha pro D bem de último minuto aqui no parquinho e, quando mandei uma mensagem convidando nossos amiguinhos que moram por aqui, pedi pra não levarem também. Não queria convidar pra ganhar presentes e não queria que ninguém saísse correndo pra comprar alguma coisa, queríamos os amiguinhos do D ali pra celebrar com ele essa data especial e pronto. Foi perfeito.

Eu sei que no Brasil as pessoas fazem festas grandes (algumas gigantes) e esperam ganhar muitos presentes… e tudo bem! Mas não seria mais legal ensinar às nossas crianças que festa não é sinônimo de presente? Porque quanto mais se ganha, mais se quer e menos se doa. Talvez seja algo pra se pensar e começar a aplicar isso nas festinhas. Seria algo libertador fazer algo para as crianças se divertirem, sem nada material em troca!

E qual seria a etiqueta de uma festa que não precisa de presente? 

De uma forma ou de outra, dar um cartão é a forma mais educada de agradecer por ter sido convidado e de desejar tudo de bom pro aniversariante. Eu não vou à uma festa sem um cartão. E as festinhas que vamos que não requer presentes, sempre levamos um cartão. Dar um cartão e agradecer não é cultura, é educação. Agora se quiser levar um presente mesmo assim, leve algo bem simples e pequeno, como um livro.

E quem não leva, não precisa se sentir mal por isso. Se o anfitrião disse pra não levar presentes é porque ele quer você lá, a sua presença é importante e não o presente! Como eu disse antes… presente é muito bom. Mas ensinar que presentes não são necessários, é melhor ainda! 🙂

IMG_6057

Anúncios

4 comentários sobre “Sobre festinhas sem presentes

  1. Que bacana, Fer! Me anima pensar que há pessoas pensando diferente e desapegando de tanta coisa material. Ensinar aos pequenos nova forma de viver e antigos valores é a única saída mesmo! Bj

  2. Oi Fê! Realmente é algo para se pensar! Na minha família nunca fomos muito apegados a data. Tudo era conforme a necessidade. O aniversário não passava em branco mas o presente era uma coisa simples. Bela iniciativa!! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s